Quantcast
Channel: Teia Notícias » inclusão
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Exposição trata de inclusão social e acessibilidade para portadores de deficiência

$
0
0

Está aberta para visitação até o próximo domingo (08), no Museu Botânico de Curitiba, localizado no Jardim Botânico, a exposição “Para Todos”.  Trazendo um breve histórico das lutas e conquistas daqueles que já foram considerados como “excluídos” da sociedade, a mostra retrata um pouco da história e do dia a dia dos portadores de deficiência.

Contendo objetos, fotos, documentos, vídeos e jogos, a exposição faz um tour por cada período histórico, retratando algumas das lutas dos deficientes contra a discriminação. Outro ponto abordado são as descobertas, como a criação do Sistema Braile em 1825, que é o método de escrita e leitura destinado aos deficientes visuais. Já mais recentemente, uma das principais conquistas está na Constituição Brasileira, no ano de 1978, que garante os direitos das pessoas com deficiência.

O interessante da exposição se deve ao fato de ter sido planejada pensando na visitação de todas as pessoas, utilizando os mais diversos recursos multimídia, possibilitando assim a interação de todo e qualquer visitante à mostra, sem exceção. Dessa maneira, todo o conteúdo da exposição fica acessível, contendo placas em braile, recurso de audioguia e audiodescrição, além do piso tátil e informações em libras. Também é disponibilizado aos visitantes um CD de áudio junto à um catálogo que resume toda a exposição.

O orientador da exposição, Marco Antonio Salinas, comenta sobre como a exposição está sendo modificada e adaptada ano a ano visando a acessibilidade total. “ O caráter dessa exposição é mostrar a eterna busca por uma construção de acessibilidade melhor. Os métodos pedagógicos têm se aprimorado, os métodos de sinalização, mostrando exatamente que estamos buscando uniformizar um padrão global de acessibilidade para todos”., disse Salinas.

Também são ressaltados na exposição grandes nomes do esporte paraolímpico, contendo fotos e dados das principais conquistas dos brasileiros nas competições destinadas à portadores de deficiência, como os Jogos Paraolímpicos ou Paralímpicos.

A intérprete de libras e funcionária da Secretaria Especial dos Diretos da Pessoa Com Deficiência, Fernanda Bruni, diz que os portadores de deficiência devem ser inseridos na sociedade em todos os momentos, e atenta para a importância dessa inclusão: “As pessoas devem vir até aqui para começarem a olhar o mundo que eles acham diferente e distante como bastante próximo, vendo que existem pessoas brilhando no mundo da deficiência”.

Após passar por Curitiba, a exposição passará por mais cinco capitais brasileiras: Goiânia, Brasília, Teresina, Salvador e Vitória. A exposição “Para Todos” fica aberta de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, e aos fins de semana das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

 

Confira fotos da exposição:

 

Jordana Lazaroto, 2º ano


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images